quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Conhecimento é evolução?

O titulo do meu blogger é bem pragmático, é preciso "diagnosticar" certos equivocos sobre este. Partindo do pressuposto que o conhecimento fará de vc evoluir como ser humano na sua essência, sabendo controlar possíveis impulsos degradáveis irracionais na sua mente,ter o conhecimento da verdadeira conduta, ser mais altruísta portanto menos egoísta, amadurecendo uma essência universal humana ,uma moral e uma ética presente em cada um de nós, porém precisa ser despertada, o quanto antes.
este verdadeiro conhecimento a qual me refiro é a busca da sabedoria.
Além do conhecimento filosófico, a oração em minha opinião é uma ponte, a FÉ precisa ser estimulada tb,não digo em ser supersticioso,ou seguir possíveis EXCESSOS de formalismo religiosos tendendo o ser humano ao extremo do fanatismo que tem sua raiz no egoísmo, digo a fé Em Deus, é preciso orar pra que a luz faça na vida íntima consolidar.

O conhecimento é vasto, é preciso mudança, aperfeiçoamento é preciso evoluir em todos os aspectos. O conhecimento técnico e o aperfeiçoamento deste desde início da civilização na Terra foi imprescindível para sua sobrevivência e evolução sócio econômica,a ciência revolucionou o mundo com o aumento da qualidade e expectativa de vida.Nessa perspectiva o conhecimento técnico - cientifico foi um grande aliado para nossa evolução material e de fato foi. Porém como estamos tratando de seres humanos, imperfeição não a de faltar, conhecimento apenas meramente intelectual trouxe junto o estimulo ao egoísmo que gera falta de humildade e compaixão, que na época remota da história, me atrevo a dizer o egoismo era pouco estimulado ou quase nada, visto que algumas tribos,alguns povos tinham o ideal da família, do altruísmo, portanto da verdadeira ética e moral muito bem desenvolvidos.Primitivos então somente no desenvolvimento da técnica, porque no verdadeiro ideal humano não eram. O conhecimento condicionado aos extremos,como o egoísmo de subestimando o ser humano abaixo da linha da pobreza levando o individuo à alienação,ao ponto de convencer-lo da predestinação da sua realidade porque assim DEUS quer ,ou porque não nasceu pra aprender,ou que "o trbalho edifica o homem,"com certeza edifica ,mas o trabalho em condições verdadeiramente HUMANAS.È um absurdo,vivermos neste “separativismo “humano do conhecimento, saibamos nos porta neste mundo cheio de armadilhas e incoerências do "conhecimento".
Não sou contra a evolução técnica - científico,e o capitalismo, pelo contrário o progresso material deve existir para o aprimoramento das perspectivas do ser humano evoluir, mas que venha aliado a sabedoria, o verdadeiro ideal do ser humano,conseqüentemente investimentos raizados á saúde, educação aliada a logosofia (acho importantíssimo),pois conduz o homem ao conhecimento de si mesmo, de Deus, do Universo e suas leis. A educação viria com a formação de um verdadeiro cidadão HUMANO capaz de compreender e agir no mundo, os conteúdos "passados" pelo professores teriam uma essencial real de interagir o aluno a realidade ensiná-lo a observar, interpretar e pensar criticamente em vista a transformação, o aprimoramento, a evolução em diversos campos partindo primeiro de si mesmo.